Ibram estuda normas para regulamentar a criação em cativeiro e a venda de espécies silvestres no DF
20 Março 2024
Redação AgroDF
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) está elaborando um conjunto de normas para a regulamentar a criação em cativeiro de animais exóticos e para definir as espécies que poderão ser criadas e comercializadas no Distrito Federal. Buscando colher sugestões de outras instituições e dos moradores, o Ibram disponibilizou hoje na internet a minuta da Instrução Normativa que vai regulamentar essas atividades no DF. O instituto receberá as sugestões até o próximo dia 29, que devem ser encaminhadas para o e-mail fauna@ibram.df.gov.br .
Além disso, o Ibram também vai promover uma consulta pública para debater com ambientalistas, potenciais criadores e comerciantes questões relacionadas aos impactos ambientais, sociais e econômicos da criação da fauna exótica em cativeiro. A consulta pública será realizada no próximo dia 27, às 9h30, no auditório da Escola de Governo, na quadra 1 do Setor de Garagens Oficiais (SGO), em Brasília.
A regulamentação abrange diversas espécies silvestres, tendo como um dos principais focos as aves. Uma das normas estabelece que o criadouro de ave deverá dispor de água renovável, comedouros removíveis e laváveis, poleiros e ninhos de acordo com a espécie e tamanho das espécies. Entre eles estão diversas variedades de periquito, papagaio e pintassilgo.