Operação Saideira recolhe mais de mil litros de aguardente produzidos clandestinamente em Vicente Pires
18 Dezembro 2023
Redação AgroDF
A antiga colônia agrícola de Vicente Pires (DF), hoje uma cidade em plena expansão urbana, está convivendo com mais um problema que se soma às irregularidades na construção de prédios de apartamentos: a produção clandestina de cachaça.
Uma denúncia à Ouvidoria da Secretaria de Agricultura (Seagri) levou à Operação Saideira, que resultou na apreensão na quinta-feira (14) de mais de mil litros de cachaça e 450 litros de refrigerante com embalagem adulterada.
A cachaça apreendida estava armazenada em 456 garrafas de 2 litros, 45 garrafas de 500 ml, 2 galões de 20 litros, 2 garrafas de 900 ml e 1 tonel de 60 litros. Amostras dos produtos apreendidos vão ser analisadas por laboratórios especializados da Polícia Civil do Distrito Federal e do Ministério da Agricultura. Os exames vão atestar a autenticidade, grau de impureza e riscos de consumo dos produtos.
Os fiscais não encontraram evidências de que a cachaça estava sendo produzida no local. Constatou-se, porém, que ali a bebida era envasada, rotulada e distribuída em condições sanitárias inadequadas, que deixaram evidentes as práticas fraudulentas de produção. O responsável pela cachaça foi detido em flagrante.
A Operação Saideira foi realizada pela Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) da Seagr, em parceria com a Vigilância Sanitária, o Ministério da Agricultura e a Polícia Civil do DF, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e Fraudes (CORF).