Caiado negocia para instalar duas multinacionais chinesas em Itumbiara
10 Novembro 2023
Redação AgroDF
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, está em missão oficial na China para que sejam instaladas no município de Itumbiara, no sul do estado, duas multinacionais chinesas: a Chint Power, fornecedora de sistemas de energia limpa, e a Weichai Power, fabricante de motores, máquinas agrícolas e embarcações.
O Governo de Goiás, por meio da sua Agência de Notícias, informou hoje (10) que na última terça-feira (7) a direção da Chint Power confirmou que iniciará operações em Itumbiara. A agência adiantou que neste sábado (11) um novo encontro ocorrerá entre Caiado e dirigentes do Weichai Power, quando poderá “formalizar e selar a instalação da multinacional em Goiás”.
O governo goiano, porém, não forneceu detalhes sobre as negociações com as duas empresas chinesas, especialmente com a Weichai Power. A agência goiana limitou-se a divulgar a seguinte declaração do governador: “Estamos tornando Goiás referência em tecnologia ao produzir os melhores produtos em nosso estado, com a possibilidade de abastecer o mercado da América Latina”.
A agência informa ainda que o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, integrante da comitiva goiana, disse estar otimista com a perspectiva da instalação de mais uma indústria no município. “Itumbiara tem muito a ganhar, juntamente com nosso estado”, declarou Araújo.
Segundo a agência, o diretor-geral do grupo Shandong Heavy Industry, Ma Changhai, fez a seguinte manifestação sobre as negociações: “Goiás tem ampla perspectiva de operação com nossas indústrias. A visita liderada pelo governador abre um novo Brasil para que possamos fortalecer nossos resultados econômicos. Desejo uma cooperação muito frutífera”.
As negociações
As negociações com a Chint estão mais adiantadas. Na última terça-feira (7), Caiado assinou em Xangai acordo com os dois principais dirigentes da empresa: Nan Cunhui, presidente mundial da Chint, e Lily Zhang, CEO global da Chint. A indústria faturou US$ 18 bilhões em 2022.
Já a Weichai Power, a 18ª maior indústria chinesa, atua nos segmentos de produção de maquinário, motores para veículos comerciais, equipamentos agrícolas e logística. O grupo é proprietário das marcas italianas Ferretti (iates) e Lovol (máquinas de construção e equipamentos agrícolas). Com sede na província de Shandong, possui 100 mil funcionários e fatura anualmente cerca de US$ 52 bilhões.